quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Brasil melhora renda e expectativa de vida em ranking da ONU

O Brasil ocupa o 84º lugar no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da Organização das Nações Unidas (ONU). O relatório divulgado ontem mede a qualidade de vida em 187 países, sem se prender em índices econômicos. Além da renda, são avaliados educação, saúde e infraestrutura. No ano passado, o Brasil ficou em 85º lugar. O país com mais alto IDH é a Noruega, com 0,943O, numa conta que vai de zero a um. O pior é o da República Democrática do Congo, 0,286.

Com nota 0,718, o Brasil é avaliado como tendo índice elevado, mas está atrás de dez nações latinas, por causa das desigualdades sociais. Entre os vizinhos, só o IDH de Chile e Argentina são muito elevados, mas Uruguai, Venezuela e Peru também possuem índices mais altos que o Brasil. O destaque no caso brasileiro é para a renda, que aumentou 40%, e a expectativa de vida que elevou-se em 11 anos. A média de anos na escola subiu em 4,6 anos, mas o tempo esperado de escolaridade diminuiu.

Os aspectos negativos ficaram por conta da falta de infraestrutura e acesso à educação e saúde a cerca de 5 milhões de brasileiros. Sem serviços básicos, como água, luz e saneamento, além da falta de atendimento médico e de escolas, ficam na situação de pobreza pobreza segundo a ONU.

Nenhum comentário: