quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Caso Do Menino Com Feto De “Irmão Gêmeo Parasita No Estômago”

menino-3-anos-Fetus-in-fetu-no-peru-300x296 Alguns médicos peruanos diagnosticaram que um menino de três anos de idade tinha um “gêmeo parasita no estômago”. Isbac Pacunda havia chegado ao hospital com fortes dores no abdômen. Após os exames, os especialistas detectaram que ele tinha um feto de 25 centímetros. Isbac foi submetido a uma cirurgia para retirar o gêmeo na ultima segunda-feira.
“Esses casos ocorrem em uma a cada 500 mil crianças nascidas vivas”, explicou o pediatra cirurgião Carlos Astocondor, que vai liderar a operação de Isbac. Outros 12 médicos participaram do procedimento.
Segundo Astocondor, o feto não tem cérebro, coração, pulmões ou intestinos. “Mas detectamos que possui couro cabeludo no crânio, olhos, ossos dos membros superiores e inferiores, das mãos e dos pés”, disse o médico. De acordo com o especialista, esses casos são chamados de “Fetus in fetu” e ocorrem antes mesmo da formação do embrião.
O pai de Isbac, o agricultor Leonidas Pacunda, contou que o menino sentia dores frequentemente, mas os médicos nunca detectaram nada. “Eles haviam me dito que eu teria gêmeos, mas isso nunca ocorreu”, lembra o pai. A família vive na pequena cidade de Ajachin, a 375 quilômetros de Chiclayo, cidade onde será realizada a operação.  A cirurgia , foi bem sucedida. Segundo informações do site “Antena 3”, a operação foi complicada, mas o prognóstico é bom. O garoto está em recuperação no Hospital Las Mercedes de Chiclayo, no Peru.Segundo Marco Antonio Flores, médico que participou do procedimento, o feto estava muito ligado ao rim direito do menino. O gêmeo parasita era alimentado pelas veias renais de Isbac, que possuem grande fluxo sanguíneo.
Isso tornou o procedimento bastante trabalhoso.Isbac Pacunda chegou ao hospital em Chiclayo acompanhado do pai, Leónidas. O menino reclamava de fortes dores no estômago. Os médicos descobriram que Isbac carregava um irmão gêmeo parasita, de 25 centímetros, no abdômen. O feto tinha crânio com couro cabeludo, coluna vertebral e ossos dos braços e pernas. Mas não possuía cérebro, pulmões ou coração, e se alimentava do sangue de Isbac.De acordo com Carlos Astocondor, pediatra cirurgião que liderou a cirurgia de Isbac, o problema do menino é conhecido como “Fetus in fetu” e ocorre quando os gêmeos ainda são zigotos e não conseguem se separar completamente. Breve voltaremos om informações, sobre o estado de saúde da criança.

Nenhum comentário: