terça-feira, 22 de março de 2011

Conheça as vacinas para os maiores de 18 anos

Hoje em dia estamos cada vez mais vuneráveis a doenças, por tanto devemos sempre está protegidos contra doenças virais. abaixo segue a lista de doenças e suas vacinas. Algumas são encontradas na rede pública.

TRÍPLICE VIRAL: Contra sarampo, caxumba e rubéola. Uma ou duas doses até os 49 anos, de acordo com histórico, de forma que todos recebam no mínimo duas doses. Dose única para homens e mulheres com mais de 49 anos.
HEPATITE A: Duas doses. Não disponível em postos de saúde.
HEPATITE B: Três doses. Nos postos até os 24 anos. Também são imunizados indivíduos vulneráveis para a doença, incluindo gestantes, profissionais de saúde; catadores de lixo, doadores de sangue, manicures, podólogos, profissionais do sexo e usuários de drogas.
DUPLA ADULTO: Os postos de saúde têm a dupla adulto, contra difteria e tétano. Uma dose a cada dez anos. Para adultos e idosos não vacinados ou sem comprovação de três doses, seguir o esquema de três doses. A Sbim (www.sbim.org.br) recomenda ainda a tríplice bacteriana, que inclui coqueluche, e não disponível na rede pública.
CATAPORA: A partir dos 13 anos, duas doses, com intervalo de dois meses. Indicada apenas para adultos sem história anterior de varicela. Não disponível nos postos de saúde.
INFLUENZA: Uma dose por ano para a população de 60 anos ou mais, oferecida anualmente durante a Campanha Nacional de Vacinação do Idoso.
PNEUMOCÓCICA: Uma dose a partir de 60 anos para prevenção da pneumonia.
MENIGOCÓCICA C CONJUGADA: Em dose única. Segundo a Sbim, ainda que a incidência da doença meningocócica seja baixa entre adultos, recomenda-se a vacinação quando possível ou em casos de surtos. Só na rede privada.
FEBRE AMARELA: Uma dose a cada dez anos, para quem vive ou vai se deslocar para áreas endêmicas. Indicada para habitantes destas áreas e para as pessoas que vão viajar ou se mudar para lá.
HPV: Para mulheres na prevenção da infecção por papilomavírus humano, de 9 a 26 anos em três doses, com a vacina do laboratório MSD, ou de 10 a 25 anos com a vacina do laboratório GSK. Só na rede privada.

Nenhum comentário: