segunda-feira, 11 de julho de 2011

Como identificar uma criança superdotada

O que Einstein, Mozart, Garrincha e Bill Gates têm em comum? Todos se destacaram em suas carreiras por possuírem uma inteligência acima da média em uma ou múltiplas áreas. Por essas inteligências serem tão variadas, é difícil identificar uma pessoa superdotada. Confira as dicas da educadora Susana Pérez, presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBrasd), e da pedagoga Ieda Cury.

Passo a Passo

1 - Infância
Os sinais de alta inteligência em uma ou várias áreas costumam se manifestar no início da infância.
2 - Habilidade
As crianças que demonstram muita habilidade em uma ou várias áreas de conhecimento precisam ter algumas características específicas para que sejam consideradas superdotadas. A criança deve apresentar uma capacidade acima da média em alguma habilidade, ser muito criativa em sua área de interesse e mostrar um envolvimento ou uma dedicação fora do comum naquele assunto. Ter apenas uma excelente memória, por exemplo, não é sinal de superdotação.
3 - As características de um superdotado
Crianças com uma inteligência acima da média apresentam, desde muito pequenas, características como muita criatividade, curiosidade para assuntos variados e vontade de lidar com novos estímulos. Além disso, costumam aprender a ler e a escrever sozinhas, desenvolvem a linguagem precocemente, tendem a se associar a crianças mais velhas, demonstram liderança e têm capacidades incomuns para sua idade.
4 - Idade
Aos 2 anos, uma criança com alta habilidade pode falar sem nenhuma dificuldade ou quase nenhum erro de linguagem, perceber rimas e entender metáforas e piadas. Aos 4, é aquela que sabe argumentar, lida de forma extremamente criativa com situações que nunca enfrentou antes e, quando brinca, explica o que está fazendo, desenvolve estratégias e se planeja.
5 - Profissional
Como as características são muito subjetivas, só um profissional consegue identificar se uma criança é superdotada ou não.
6 - Identificação
A avaliação para saber se uma criança é superdotada ou não vai depender de sua faixa etária, da sua capacidade em relação às crianças com as quais convive, o local onde ela mora, seu nível social e mais uma série de fatores. Normalmente, o especialista vai definir se a criança tem uma alta habilidade depois de um tempo de observação, de conversas com seus familiares e professores, e da aplicação de alguns testes.


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