segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dia 25 de julho, dia da Agricultura Familiar

Hoje, dia 25 de julho, é dedicado a luta e dignidade de milhares de brasileiros que produzem o alimento que é diariamente consumido nas mesas de todo País. Trabalhadores e trabalhadoras rurais têm uma data para comemorar e fortalecer suas lutas, lembrar a necessidade da reforma agrária, de uma política agrícola diversificada, com o fortalecimento da agricultura familiar.

A importância desse segmento é reconhecida em números. Dados do último censo agrário do IBGE apontam a agricultura familiar como o setor que mais emprega: quase 75% da mão-de-obra do campo, gerando renda e evitando o êxodo rural. Também é o setor responsável pela segurança alimentar dos brasileiros, produzindo 70% do feijão, 87% da mandioca e 58% do leite consumido no Brasil.

A lição é clara e urgente. Precisamos refletir e aprender com a diversidade da natureza nordestina. As ações e programas emergenciais, necessários nesse momento, devem vir casados com a efetivação de políticas para a convivência com o semi-árido e demais ecossistemas. Os trabalhadores e trabalhadoras rurais não são os únicos beneficiados, mas cada um dos que vivem nas grandes e pequenas cidades e recebem o alimento das mãos dos que vivem no campo.

Mulheres cultivam Horta Organica<br /><br />Assentamento Caraibas-Quixeramobim-Ceara

Wallace Frade – Secretário Municipal de Agricultura de Lagoa Nova

Nenhum comentário: