terça-feira, 30 de agosto de 2011

Eternas Saudades, Ex-vereador Dedé Machado partia há exatos oito anos


Hoje, 30 de agosto de 2011 a Câmara Municipal de Lagoa Nova homenageia o Ex-vereador José Segundo Guimarães e sente sua falta que nos deixou há oito anos atrás
José Segundo Guimarães, mais conhecido por Dedé Machado, nasceu na zona rural de Currais Novos em 15 de agosto de 1953, fruto do enlace matrimonial de Severino Pinheiro Guimarães e Anita Guimarães. No ano de 1959 instalaram residência no Sítio Chã do Espinheiro, município de Lagoa Nova. O casal criou os 17 filhos trabalhando na agricultura e Dedé Machado como todos os irmãos ajudava seus pais,  ele sempre teve grande habilidade com o comércio, foi proprietário de mercearia no sítio Chã do Espinheiro por mais de 20 anos.
Seu maior Destaque foi no campo político: no ano de 1982 ingressou na vida pública sendo eleito pelo povo com um total de 142 votos ficando em 2º lugar,  se reelegeu mais duas vezes nos anos de 1988 e 1992. Desde sua posse em 15 de janeiro de 1983, exerceu seus mandatos com muita competência, sempre colocando projetos e requerimentos em prol da população lagoanovense, solicitando construção de escolas na zona rural dentre elas a escola São Luiz, São José e São Francisco, se preocupava com todas as áreas: saúde, educação, agricultura e obras.
Foi vereador constituinte, participou da elaboração da Lei Orgânica do município e do regimento Interno da Câmara Municipal. No biênio de 1991/1992 exerceu a função de 2º secretário da mesa diretora. Seus principais divertimentos era pescaria e o futebol onde junto com seus amigos fundaram o time Alecrim Futebol Clube do Sitio Chã do Espinheiro.
Sempre morou na zona rural. no ano de 1981 casou com Célia Maria Pedro Guimarães e dessa união tiveram 3 filhos Mônica Maria Guimarães, Simone Michele Guimarães e José Segundo Guimarães Filho.
Em 1996 saiu da vida pública, e deixou sua esposa para sucedê-lo e lutar pelos mesmo ideais. A vereadora Célia vem continuando a história deixada pelo esposo e por esse motivo está no 4º mandato consecutivo.
Em 2003, esse competente cidadão e defensor dos lagoanovenses nos deixou, sendo vítima de afogamento no açude dos macacos no município de Currais Novos onde com seus amigos tinha ido a uma pescaria, deixando saudade e lembranças.

Nenhum comentário: