quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Presidente da AL/RN deve ser reeleito nesta semana

Aprovada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que prevê a volta da reeleição para a mesa diretora da Assembleia Legislativa (AL), o presidente da Casa, deputado Ricardo Motta (PMN), e seu grupo político já começaram a recolher as assinaturas dos parlamentares para antecipar a eleição da mesa para o biênio 2013-2014. Ontem, vários deputados assinaram o requerimento, que deverá ser apresentado hoje. A expectativa é para que a eleição ocorra ainda nesta semana.
Os deputados estaduais Poti Júnior (PMDB), Ezequiel Ferreira (PTB), Nélter Queiroz (PMDB), Getúlio Rego (DEM) e Leonardo Nogueira (DEM) confirmaram que assinaram o requerimento da antecipação da eleição. Pelo menos 21 parlamentares deverão entrar na lista. Somente os deputados estaduais Walter Alves (PMDB), Fernando Mineiro (PT) e Antônio Jácome (PMN), que foram contra a PEC da reeleição, não deverão apoiar a medida.
De acordo com Getúlio Rego, líder do governo na Assembleia, a "chapa de consenso" para o segundo biênio da atual legislatura será composta pelos atuais membros da mesa, sem alterações. Atualmente os cargos da mes são: Ricardo Motta - presidente; Gustavo Carvalho (PSB) - 1º vice-presidente; Leonardo Nogueira (DEM) - 2º vice-presidente; Poti Júnior (PMDB) - 1º secretário; Raimundo Fernandes - 2º secretário; Vivaldo Costa (PR) - 3º secretário; e Dibson Nasser (PSDB) - 4º secretário.
Caso o acordo seja mantido até à votação, PSB e PR perderão seus espaços na mesa diretora. Isso porque Gustavo Carvalho e Vivaldo Costa, filiados às duas siglas, respectivamente, estão de malas prontas para o Partido Social Democrático (PSD), que será liderado no estado pelo vice-governador Robinson Faria. O deputado estadual Walter Alves, que havia firmado acordo para ser candidato de consenso à presidência com o grupo de Robinson, ficou de fora das negociações.
Os parlamentares estaduais derrubaram a reeleição, no dia 15 de dezembro do ano passado, em votação unânime. Seis meses depois e com apenas seis mudanças na configuração da Casa, a proposta foi alterada. A PEC da reeleição estabeleceu que fica vedada "a reeleição para o mesmo cargo na legislatura, imediatamente, subsequente e permitida dentro da mesma legislatura". Com a antecipação, a atual mesa ganhou carta branca para permanecer em seus respectivos cargos durante toda a legislatura.

Nenhum comentário: