quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Governo construirá 4,9 mil creches no País

14-12-2010; Rio de Janeiro; O governador Sérgio Cabral e a primeira dama Adriana Ancelmo na Inauguração do Espaço de Educação Infantil Batan e Comemoração dos 2 anos da Instalação do Programa de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), no Estado do Rio de Janeiro; Foto: Marino AzevedoO plano de ampliação da rede de creches e pré-escolas municipais no País vai construir, na nova etapa, 4.943 novas unidades em 1.466 municípios. Nesta quinta-feira (15), a presidenta da República, Dilma Rousseff, e o ministro da educação, Fernando Haddad, anunciaram a meta, que também envolve obras de construção e cobertura de quadras esportivas escolares. Os projetos integram ações do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2) do governo federal.

Somadas com as 1.484 já em construção em 1.040 municípios, o governo federal espera, com essa nova leva, superar a  a meta de seis mil unidades escolares. A construção das unidades de educação infantil está entre as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) — a de atender 100% das crianças de quatro e cinco anos até 2016 e 50% das crianças até três anos, estabelecida para 2020.

Já a meta das quadras esportivas prevê a edificação de 6.116 quadras e a cobertura de outras cinco mil até 2014. Este ano, foi aprovada a construção de 750 quadras em escolas municipais de todo o Brasil.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) oferece dois projetos de unidades de educação infantil. O do tipo B tem capacidade para 240 crianças até cinco anos de idade, com atendimento em dois turnos. São oito salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria e sanitário para pessoas com deficiência, entre outros ambientes.

O do tipo C atende 120 crianças, também em dois turnos, com quatro salas pedagógicas e os mesmos espaços previstos no tipo B.

O do tipo A é elaborado pelas prefeituras, de acordo com padrões de qualidade exigidos pelo FNDE. No caso da quadra de esportes, o projeto é único.

Nenhum comentário: