segunda-feira, 5 de setembro de 2011

IBGE tem nova presidência

A ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, indicou a economista Wasmália Bivar para o cargo de presidente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Wasmália, primeira mulher a chegar à presidência do IBGE, assume o cargo ocupado desde 2003 por Eduardo Pereira Nunes, que durante oito anos e meio presidiu a instituição.

A substituição na presidência do IBGE é uma decorrência natural das mudanças de governo e no próprio Ministério do Planejamento. O objetivo é também preservar a continuidade técnica, não apenas por meio da manutenção das atividades, procedimentos e princípios institucionais, como também manter a condução do IBGE por profissional capacitado, assim reconhecido pela própria instituição.

Wasmália Bivar é a 21ª presidente do IBGE, desde a fundação do instituto, em 1936. A nomeação deverá ser publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União.

Natural de Manaus (AM), Wasmália trabalha como pesquisadora no IBGE desde 1986 e era diretora de Pesquisas do instituto desde abril de 2004. Antes disso, já havia ocupado cargos de chefia nas coordenações de Indústria e de Contas Nacionais.

A nova presidente do IBGE é bacharel e mestre em Economia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio de Janeiro e PhD em Economia pela Universitá Commerciale Luigi Bocconi, em Milão, Itália.

Wasmália Bivar assim como Eduardo Pereira Nunes são servidores de carreira do IBGE, ambos trabalham há 25 e 31 anos, respectivamente, na instituição.

Nenhum comentário: