Esteve nos dias 08, 09 e 10 setembro em Picos - PI, o secretário de meio ambiente de Lagoa Nova José Luiz, juntamente com o professor Arimatéia e Everaldo Pereira.
Em Picos, visitou a Apiagro, fábrica de equipamentos apícolas, e teve a oportunidade de conhecer o primeiro apicultor do nordeste, descendente de alemão, o Sr. Arlindo Wenzel, pioneiro nesta atividade que trouxe para o Piauí no ano de 1975.
O estado do Piauí é hoje o maior produtor de mel do nordeste, exportando anualmente 1.500 toneladas para os países europeus e América central.
O senhor Arlindo Wenzel forneceu informações importantes para o secretário de meio ambiente implantar o projeto de apicultura no nosso município, que irá trazer benefícios para o meio ambiente e agricultura, gerando renda para nossa comunidade.
De acordo Com José Luiz, já está sendo desenvolvido o projeto piloto na zona rural de Lagoa Nova, com 50 colmeias distribuídas entre 14 apicultores, produzindo anualmente 30 Kg por colmeia totalizando 1.500 kg ano.
A meta é distribuir 500 colmeias entre os agricultores que tenham interesse na atividade, principalmente aqueles que residem nos assentamentos do nosso município, pois contam com áreas de reserva permanente.
Pois segundo estudos de especialistas à polinização das abelhas pode anualmente aumentar em 40 % a produção da cajucultura.
O projeto tem a parceria da ASSEDEMA, associação dos defensores do meio ambiente, secretaria de meio ambiente de Lagoa Nova.
“Este é mais um projeto que tenho interesse em implantar em nosso município, pois irá gerar renda e desenvolvimento para os agricultores da nossa comunidade”
Falou o prefeito Erivan Costa, destacando a importância deste projeto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário