quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Em 50, Brasil foi cinco vezes ao Maracanã. Em 2014, corre o risco de não ir

Em 2014, a Copa do Mundo vai voltar ao Brasil depois de 64 anos. Apesar do longo intervalo, algo será comum entre os dois Mundiais: o Maracanã será o cenário da entrega da taça ao campeão. Mas há uma diferença fundamental em relação ao principal estádio brasileiro, construído para o Mundial de 50 e agora praticamente reconstruído, com o maior custo entre as arenas de 2014 (em torno de R$ 800 milhões): a presença da Seleção Brasileira.

Se em 1950, o Brasil realizou cinco das suas seis partidas no mais tradicional palco do futebol no país, em 2014 há um sério risco de que a Seleção Brasileira não atue no local. O país só irá ao “Mário Filho” se chegar à decisão. Um tropeço nas oitavas, quartas ou semifinal fará com que o país-anfitrião não jogue no estádio da decisão.

Pela tabela apresentada nesta quinta-feira pela Fifa, o Brasil disputará a primeira fase em São Paulo, Fortaleza e Brasília. Se ficar em primeiro em sua chave, vai atuar em Belo Horizonte , Fortaleza e, novamente, Belo Horizonte se superar as fases eliminatórias. Se ficar em segundo no Grupo A, o caminho inclui Fortaleza, Salvador e São Paulo.

No 4º Campeonato Mundial, o Brasil recebeu jogos em seis cidades : Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Porto Alegre e Recife. Para 2014, o número dobrou (12).

Dos 22 jogos da competição em 50, 63% (14) ocorreram no eixo Rio-São Paulo. Recife, único representante do Nordeste, sediou apenas um jogo: Chile 5 x 2 Estados Unidos, na Ilha do Retiro. Porto Alegre e Curitiba receberam duas partidas cada. Belo Horizonte organizou três jogos, no estádio Independência, incluindo a maior zebra da história das Copas (Inglaterra 0 x 1 Estados Unidos).

O Brasil só deixou o Rio para enfrentar a Suíça, pela segunda rodada do Grupo A, no Pacaembu. Após o empate por 2 a 2, a Seleção voltou ao Maracanã para derrotar a Iugoslávia (2 a 0) e se classificar para a fase final. Em que disputou seus três jogos no Maracanã. Estádio onde goleou Suécia (7 a 1) e Espanha (6 a 1), mas sofreu a maior derrota da história esporte nacional, os 2 a 1 para o Uruguai na decisão, em 16 de julho.

Ver o Brasil novamente disputando uma partida de Copa do Mundo no Maracanã? Só se a equipe nacional, 64 anos depois, voltar a decidir a competição em casa, em 12 de julho de 2014.

As sedes da Copa do Mundo de 50

Rio de Janeiro (Maracanã) – 8 jogos - Brasil 4 x 0 México (abertura), Inglaterra 2 x 0 Chile, Espanha 2 x 0 Chile, Brasil 2 x 0 Iugoslávia, Espanha 1 x 0 Inglaterra, Brasil 7 x 1 Suécia, Brasil 6 x 1 Espanha e Brasil 1 x 2 Uruguai.
São Paulo (Pacaembu) – 6 jogos – Brasil 2 x 2 Suíça, Itália 2 x 3 Suécia, Itália 2 x 0 Paraguai, Uruguai 2 x 2 Espanha, Uruguai 3 x 2 Suécia e Espanha 1 x 3 Suécia.
Belo Horizonte (Independência) – 3 jogos – Iugoslávia 3 x 0 Suíça, Inglaterra 0 x 1 EUA e Uruguai 8 x 0 Bolívia.
Porto Alegre (Eucaliptos) – 2 jogos – Iugoslávia 4 x 1 México e Suíça 2 x 1 México
Curitiba (Durival de Brito) – 2 jogos – Espanha 3 x 1 EUA e Suécia 2 x 2 Paraguai
Recife – Ilha do Retiro (Recife) – 1 jogo - Chile 5 x 2 EUA

Nenhum comentário: