quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Empresa automotiva realiza campanha recall de dois modelos

O Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC), do Ministério da Justiça, informou que a empresa Toyota do Brasil Ltda iniciou campanha para a substituição da polia da árvore de manivelas (virabrequim) dos veículos Toyota, modelo Camry, produzidos no Japão entre primeiro de junho de 2004 e 31 de março de 2005, e do modelo Lexus ES 330, produzidos no Japão no mesmo período. 
A campanha abrange 115 unidades do Camry com numeração de chassi compreendida entre os intervalos 4X911515 a 5X916339 (Código alfanumérico JTDBF3***) e 40023312 a 50024526 (Código alfanumérico JTDBA3***). Para o Lexus ES 330, são 26 com numeração de chassi compreendida entre os intervalos 40017496 a 55115630 (Código alfanumérico JTHBA3***).

Em relação ao defeito constatado, a Toyota informou que “pode haver deficiência na aplicação da cola entre a polia externa e o amortecedor tensional da polia da árvore de manivelas (virabrequim). Se ocorrer tal deficiência, existe a possibilidade de a polia externa apresentar um ‘desalinhamento’ e causar um ruído anormal no motor ou fazer com que a luz de advertência da bateria se acenda no painel de instrumentos do veículo”. Em casos extremos, a correia de acionamento da bomba do sistema hidráulico da direção pode se desprender da polia e provocar um endurecimento do volante.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, é dever do fornecedor efetuar o reparo ou a troca do produto ou serviço defeituoso a qualquer momento e de forma gratuita. Se houver dificuldade, a recomendação é procurar um dos órgãos de proteção e defesa do consumidor.

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