segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Pesquisa mostra que quase 90% dos jovens são violentos nos relacionamentos

violencia-contra-a-mulher-02 Amor e ódio caminham juntos. O ditado popular vem se tornando realidade, pelo menos entre os jovens. Uma pesquisa recente, divulgada no livro Amor e violência – um paradoxo das relações de namoro e do ‘ficar’ entre jovens brasileiros, da Editora Fiocruz, revela que as agressões estão cada vez mais presentes nos relacionamentos amorosos dos adolescentes.

De acordo com a pesquisa, 86,9% dos jovens já foram vítimas e 86,8% já praticaram algum tipo de agressão durante o relacionamento.  O dado surpreendente é que a maioria das meninas (76,6%) sofre e pratica a violência ao mesmo tempo. Isso indica que as jovens se revoltaram e começam agora a impor suas palavras na força? Pesquisas anteriores indicam que sim.

A socióloga Maria Cecília Minayo, organizadora do estudo, conta que já em 2008, uma pesquisa de base populacional mostrou essa mudança na realidade.  E isso não vale só para o Brasil – países como os Estados Unidos e a Espanha já mostraram as mulheres agredindo os homens em proporções elevadas.

Nenhum comentário: