sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Mortes em estradas federais caem 18,1%

acidente-3 O número de mortes nas estradas federais brasileiras caiu 18,1% durante este feriado de Carnaval, se comparado ao mesmo período do ano passado, sem levar em consideração o aumento da frota e do movimento. Segundo balanço realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) nesta quinta-feira (23) em Contagem (MG), foram 176 óbitos em 2012, contra 216 em 2011.
Os dados da PRF revelam que o número de acidentes e feridos também diminuiu em relação ao ano anterior. Foram 3.346 acidentes em 2012 contra 4.312 no ano passado. Nestes, 2.001 pessoas ficaram feridas neste ano contra 2.690 em 2011. A fiscalização aumentou para 154 mil veículos fiscalizados, quase o dobro do ano passado.
Confira o balanço completo aqui.
Neste carnaval, o Ministério das Cidades veiculou campanha de mídia para conscientização da população para o combate ao álcool e direção. No ano passado, durante a campanha realizada no feriado de Corpus Christi, o número de óbitos em relação ao mesmo período de 2010 teve redução de 35%. No feriado em comemoração a Proclamação da República a redução foi de 27% e, no feriado do Natal, 20%.
O feriado do fim do ano terminou com 34 mortes em acidentes nas rodovias federais brasileiras, número 44% menor que o do mesmo período do ano passado. Em 2010, no mesmo período, foram registradas 75 mortes.

O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, anunciou o lançamento em fevereiro do aplicativo para telefones celulares Onde tem táxi aqui?. A ferramenta apresenta ao usuário, caso ele beba, o endereço e o telefone do ponto de táxi mais próximo. Em dez dias disponível, foram efetuados 8.933 downloads na Appstore e Android Market.
Outro aplicativo lançado este ano tem o objetivo de auxiliar na segurança do trânsito. O Mãos no Volante é uma ferramenta disponível para smartphones que evita o atendimento indevido de ligações e informa os remetentes com mensagens automáticas. Ao baixar o aplicativo na loja virtual, o motorista não poderá atender o celular enquanto estiver dirigindo, pois o aparelho não irá tocar. As pessoas que ligarem ou enviarem mensagens de texto, perceberão que a ligação será cancelada e na sequência receberão uma mensagem informando que o destinatário está ao volante. O motorista poderá checar as ligações recebidas no final da viagem.

Nenhum comentário: