quinta-feira, 29 de março de 2012

A Força Eólica do Brasil realizou Audiencia Pública para apresentação dos Parques Eólicos na Serra Santana

DSCF5442 A Força Eólica do Brasil  realizou nesta quarta feira dia 28 de março no município de Lagoa Nova/RN, uma reunião para  a  exposição  do Projeto do Complexo de Parques Eólicos de Calango 1, 2, 3, 4 e 5”, localizados na Serra de Santana, precisamente em Santana do Matos, Bodó e Lagoa Nova. A reunião iniciou as 19:00 no Ginásio “João Balão” e contou com a presença de várias autoridades estaduais e municipais, destacando-se o Diretor do IDEMA, Gustavo Szilagyi, Prefeitos de Santana do Matos e Bodó, Prefeito Erivan Costa, (Lagoa Nova), Vereadores de toda a Serra de Santana, Wallace Frade, Secretário Municipal de Agricultura de Lagoa Nova, Dra. Liu Su, Diretora da empresa IBERDROLA e do Grupo NEOENERGIA, alem da participação numerosa da população das cidades beneficiadas com o Projeto Eólico. Na oportunidade foram apresentadas as dúvidas por parte da população a respeito de como seria a execução do serviço. Segundo os representantes serão gerados 500 empregos no processo de construção dos Parques e na sequencia apenas 30 pessoas darão continuidade a manutenção dos mesmos. O município de Bodó receberá a maior parte da arrecadação dos impostos, Santana do Matos uma outra parte e o município de Lagoa Nova será o mais beneficiado, tendo em vista que é a cidade polo, Lagoa Nova irá receber todos os equipamentos, a estrada que liga o município a Currais a empresa confirmou refomas para melhorias no acesso aos Parques, prometeram firmar parcerias com a Educação e o Social dos municípios, vai haver uma concentração econômica nas três cidades, o desenvolvimento aumentará principalmente no turismo de uma vez que os Parques serão abertos a visitação.

Quanto a distribuição de empregos muito em breve a empresa disponibilizará o seu pessoal para cada  município com o objetivo de levantar um diagnóstico de cada um deles. Segundo os representantes da Iberdrola dentro de três meses iniciarão os trabalhos de construção e em 2013 será concluido todo o projeto que tem a durabilidade de 20 anos.

A empresa apresentou as Etapas de implantação, Construção, Montagem, Operação e Manutenção. O Prefeito Erivan Costa em sua fala destacou a importância deste projeto para o desenvolvimento do Município, em todos os seguimentos, uma vez que quando a obra for iniciada, trará geração emprego, melhorias em estradas e uma melhor qualidade de vida a população, O prefeito ainda se reunião com o Diretor do IDEMA, para viabilizar a licença ambiental para o Abatedouro Público.

Nenhum comentário: