quarta-feira, 14 de agosto de 2013

Resultado dos selecionados para o Sisutec foi divulgado hoje

Os selecionados para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) do Ministério da Educação foram divulgados nesta quarta-feira (14). O resultado dos selecionados em primeira chamada está disponível napágina do Sisutec, na aba ‘lista de selecionados’. A busca deve ser feita por meio da instituição de ensino, local de oferta, grau e turno. 

O Sisutec recebeu 737.229 inscrições de 383.080 candidatos. As matrículas devem ser feitas nos dias 15 e 16 de agosto junto às instituições que oferecem as vagas. Na próxima segunda-feira, 19, será divulgado o resultado da segunda chamada e as matrículas serão no dia 20. A partir do dia 22 de agosto, as vagas que não forem ocupadas no processo seletivo serão oferecidas pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). O início das aulas está marcado para acontecer entre 22 de agosto e 21 de outubro.

A primeira edição da seleção ofereceu 239.792 vagas gratuitas em cursos técnicos para quem já concluiu o ensino médio. O Nordeste, que oferecia 28% das vagas, foi a região com maior percentual de inscritos, atingindo 41%. O Sudeste, que tinha 46% das vagas, contabilizou 30% dos inscritos. A região Norte teve apenas 8% do total de inscritos, mas contava com apenas 3% das vagas ofertadas. Sul e Centro-Oeste, que ofereciam 12% das vagas cada, tiveram 14% e 7% das inscrições, respectivamente.

Para participar do Sisutec, os candidatos precisavam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012. O programa, que reserva 85% das vagas para estudantes vindos da escola pública, registrou 523.448 inscrições nesta modalidade, enquanto 60.308 inscrições foram para as cotas, obrigatória nos institutos federais de educação profissional e tecnológica. Outros 153.473 candidatos optaram pelas vagas para ampla concorrência.
Cursos com maior oferta 
Os cursos com maior oferta de vagas são os ligados à tecnologia da informação, saúde e área industrial. Lideram a lista os de técnico em informática (23 mil), técnico em enfermagem (14 mil), técnico em logística (13 mil), técnico em segurança do trabalho (13 mil) e técnico em redes de computadores (11 mil). Os estados onde há maior oferta são São Paulo (76 mil), Pernambuco (40 mil), Minas Gerais (27 mil), o Paraná (17 mil) e o Distrito Federal (8 mil).

Nenhum comentário: