A primeira etapa de vacinação contra a febre aftosa foi adiada de abril para o mês de maio de 2011.
O anúncio foi feito pelo secretário de estado da Agricultura, da Pecuária e da Pesca (SAPE), Betinho Rosado, em entrevista coletiva, realizada no dia 25 de março. O novo período de vacinação será oficializado por uma portaria da Secretaria, a ser publicada hoje, no Diário Oficial do Estado.
O Adiamento da campanha ocorreu também em outros vinte e cinco estados brasileiros e foi acordado com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).
O secretário Betinho Rosado destacou ainda que precisamos fortalecer a campanha em todos os estados do Nordeste para que a região toda conquiste o status de "LIVRE DA AFTOSA". Atualmente o Rio Grande do Norte está classificado como de médio risco.
Justificou ainda que "o Rio Grande do Norte entrar sozinho na campanha significaria mais custos para o nosso criador, que compraria a vacina, pelo menos, 30% mais cara e menos eficácia no combate à doença. O combate da Aftosa, para ser eficaz, necessita que o gado dos estados visinhos também estejam vacinados, para que não ocorra de um animal com o vírus da doença entre no nosso estado.
O Instituto Estadual de Defesa e Inspeção Agropecuária (Idiarn) e a Emater-RN tradicionalmente têm participação marcante na orientação e mobilização dos pecuaristas do estado, e nos últimos dez anos tem mantido uma cobertura vacinal de noventa por cento do rebanho, que é de aproximadamente 920 mil cabeças.
O engenheiro agrônomo Rui Sales, diretor geral do IDIARN, destacou que, mantida essa cobertura vacinal, poderemos, em abril de 2012, estarmos livres da aftosa.
Para mais informações sobre a nova agenda da Campanha:
SAPE: (84) 3232-1140
IDIARN: (84) 3232-1112
EMATER: nos escritórios locais dos municípios
Nenhum comentário:
Postar um comentário