O governo federal vai lançar na próxima quarta-feira (21) o Portal da Pessoa com Deficiência, endereço que pretende facilitar o acesso às informações sobre políticas públicas, por meio de conteúdos acessíveis, como descrição de imagens, PDF texto e marcações semânticas, indicando a linguagem do documento, os cabeçalhos, as listas, as tabelas, etc.
O público principal do portal, pessoas com deficiência visual ou baixa visão, terão acesso às informações por meio de programas leitores de tela, que permitem ouvir o que está sendo mostrado. “Acessibilidade é uma importante política de garantia de direitos humanos.
A ideia do site é se tornar uma referência para os órgãos governamentais por disponibilizar conteúdos acessíveis para mais de 24 milhões de pessoas no Brasil que possuem algum tipo de deficiência. “Sites institucionais são uma ferramenta imprescindível para dialogar com a população. Neles são veiculadas informações de interesse. No nosso caso, à medida que as pessoas têm conhecimento dos seus direitos, passam a buscar a garantia dos mesmos, fortalecendo assim sua cidadania”, explica o secretário nacional da SNPD, Antonio José.
Nenhum comentário:
Postar um comentário