segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Enem nos presídios será aplicado nesta segunda (28) e terça-feira (29)

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nesta segunda (28) e terça-feira (29) para 13.962 pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa. As provas serão aplicadas em unidades prisionais de todo o País. No total, 527 unidades participarão do processo. Essas instituições foram indicadas pelos órgãos da administração penitenciaria, pelas secretarias de estaduais de segurança pública ou pela Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e dos Adolescentes.
O Enem para pessoas privadas de liberdade é realizado em dias úteis, pois a movimentação nos presídios é muito grande durante os finais de semana – quando são realizadas as visitas. Pela primeira vez os participantes privados de liberdade tiveram que apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), o que facilitará todos os procedimentos de controle pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) bem como a utilização dos resultados pelos participantes.
No primeiro dia, os detentos responderão ao questionário socioeducativo antes da realização da prova. Nesse dia serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias. No dia seguinte, os participantes farão prova de Códigos, linguagens e suas tecnologias e de Matemática e suas tecnologias, além de uma redação. 
Cada prova terá 45 questões, número idêntico ao do Enem tradicional e também são elaboradas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que possibilita a comparação entre os resultados de ambas.
Para aplicação das provas, o presídio precisa ter instalações escolares. Dessa forma, todos os participantes farão prova no local onde estão internos. Em cada sala haverá agentes penitenciários para garantir a segurança. No entanto, a prova será aplicada por funcionários do Consórcio contratado para aplicação do Enem, composto pelo Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe) e Fundação Cesgranrio, e terá supervisão do Inep. Esses aplicadores receberam treinamento ao longo desta semana.

Nenhum comentário: