As provas do
Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão realizadas nesta segunda
(28) e terça-feira (29) para 13.962 pessoas privadas de liberdade e
jovens sob medida socioeducativa. As provas serão aplicadas em unidades
prisionais de todo o País. No total, 527 unidades participarão do
processo. Essas instituições foram indicadas pelos órgãos da
administração penitenciaria, pelas secretarias de estaduais de segurança
pública ou pela Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Criança e dos
Adolescentes.
O Enem para
pessoas privadas de liberdade é realizado em dias úteis, pois a
movimentação nos presídios é muito grande durante os finais de semana –
quando são realizadas as visitas. Pela primeira vez os participantes
privados de liberdade tiveram que apresentar o Cadastro de Pessoa Física
(CPF), o que facilitará todos os procedimentos de controle pelo
Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) bem
como a utilização dos resultados pelos participantes.
No primeiro dia, os
detentos responderão ao questionário socioeducativo antes da realização
da prova. Nesse dia serão feitas as provas de Ciências Humanas e suas
tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias. No dia
seguinte, os participantes farão prova de Códigos, linguagens e suas
tecnologias e de Matemática e suas tecnologias, além de uma redação.
Cada prova terá
45 questões, número idêntico ao do Enem tradicional e também são
elaboradas com base na Teoria de Resposta ao Item (TRI), o que
possibilita a comparação entre os resultados de ambas.
Para aplicação
das provas, o presídio precisa ter instalações escolares. Dessa forma,
todos os participantes farão prova no local onde estão internos. Em cada
sala haverá agentes penitenciários para garantir a segurança. No
entanto, a prova será aplicada por funcionários do Consórcio contratado
para aplicação do Enem, composto pelo Centro de Seleção e de Promoção de
Eventos (Cespe) e Fundação Cesgranrio, e terá supervisão do Inep. Esses
aplicadores receberam treinamento ao longo desta semana.
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